Aparecida de GoiâniaCidades

EcoPontos: a destinação correta para o lixo seco

Inovador, projeto da SDU deve estruturar áreas já existentes para organizar entulhos em cada região de Aparecida de Goiânia

O secretário Aldivo Araujo, titular da Secretária de Desenvolvimento Urbano (SDU) em resposta aos comentários recorrentes na Câmara de Vereadores de que os chamados EcoPontos – locais de destinação provisória de resíduos – poderiam ser locais de acumulo de dejetos ou lixo orgânico acumulando insetos e roedores e principalmente produzindo chorume de lixo,  esclarece que “a finalidade desses pontos é a de melhorar a logística de capitação desses entulhos e redirecioná-los para o aterro sanitário ou para os pontos de reciclagem espalhados pelo município – como as cooperativas, por exemplo”, explica o secretário.

O secretário reitera que a captação e transporte desse lixo/entulho de forma direta para o aterro sanitário de Aparecida é de difícil logística em virtude do tamanho da cidade e uma quantidade resumida de máquinas e caminhões para o trabalho. De forma que a solução encontrada e de menor custo, seria estabelecer esses EcoPontos devido a praticidade quem eles oferecem para os moradores.

Equipe da SDU que está aplicando o projeto em Aparecida de Goiânia

Araujo explica que nestes pontos os moradores da região poderão fazer o descarte do material sem ônus – basta levar o entulho até o EcoPonto que ele será recolhido, lembrando que todo o trabalho capitação e entrega até o ponto é de responsabilidade do gerador desse material. A prefeitura faz o acolhimento e a destinação final.

O QUE É UM ECOPONTO?

Você é mais um daqueles que não sabem para o que serve os EcoPontos e o que se descartar neles?

Vamos te ajudar a entender como eles podem ser úteis no dia a dia para você, para o meio ambiente e para a cidade.

Os EcoPontos são equipamentos da prefeitura e o local correto para descarte de pequenos volumes de entulho, grandes objetos e resíduos recicláveis. Para fazer o descarte correto é preciso respeitar o limite diário que é de 1,5m3 (um metro e meio cúbico) de resíduo por pessoa (residência), equivalente a 25 sacos de 60 litros ou peças em desuso como sofás, guarda-roupas e outros.

Para não sobrar dúvidas a SDU listou o que pode e o que não pode levar para estes locais.

Local onde está sendo estruturado para receber o descarte de entulhos e objetos domésticos.

 

Tipos de rejeito a serem descartados nos EcoPontos

Resíduos da construção civil, desde cimento, entulho e tijolo, restos de azulejos e madeiras. Móveis velhos, sobras de poda de árvore e outros materiais volumosos. Recicláveis (papel, papelão, vidro e alumínio).

O que não pode ser levado aos EcoPontos

Lixo domiciliar comum, lixo eletrônico, pilha, óleo, material hospitalar ou industrial.

Porque os EcoPontos são tão importantes?

Levar os resíduos até a destinação correta contribui e muito com o meio ambiente, descartar corretamente esses tipos de resíduos acaba com o despejo dos mesmos em vias públicas, terrenos baldios ou cursos d’água, o que ajuda a diminuir diversos problemas de saúde e enchentes, além de reduzir os gastos com a limpeza pública, informa um dos assessores de gabinete da SDU – Bruno Queiroz.

O primeiro EcoPonto de Aparecida que está sendo estruturado na Quarta Área  no Setor Bela Morada visa trazer mais qualidade de vida aos moradores da região e auxiliar na preservação do meio ambiente.

A título de exemplo Bruno Queiroz informa que em Goiânia já existem quatro EcoPontos em funcionamento e há uma previsão de mais  20. Isso é uma medida do grau de importância que estes equipamentos  podem trazer para Aparecida.

Waldemar

Waldemar Rego é jornalista formado pela Faculdade Araguaia com diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás UFG com extensão na área de mídia e política no cinema, fotografia jornalística e publicitária, diversidade cultural da mulher na comunicação, comunicação em tempos de mídias sociais, identidade visual em peças publicitárias e no jornalismo. Waldemar Rego também é artista plástico escritor e poeta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo