Saúde

Destaque no Brasil e na América Latina, HMAP realizou mais de 142 mil atendimentos em 2023

Por Polliana Martins

O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia – Iris Rezende Machado (HMAP), unidade construída e mantida pela Prefeitura e administrada pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, contabilizou, em 2023, 142.166 atendimentos realizados. Os dados são do Hospital, considerado um dos melhores da América Latina e que pertence à rede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O levantamento abrange procedimentos cirúrgicos (7.502), exames de imagem (96.779) e laboratoriais (30.397) e consultas ambulatoriais (7.488).

Referência em todo o Estado de Goiás, o HMAP foi eleito, em novembro de 2023, o 18º melhor no “Ranking de Clínicas e Hospitais da América Latina”. A posição também representa o 5º melhor hospital brasileiro dentre os 20 primeiros colocados, o 2º da rede pública do País e o 1º do Centro-Oeste do Brasil.

Esta premiação é promovida há mais de uma década pela revista América Economia, veículo de destaque no mercado de publicações sobre economia e negócios no continente Latino-americano, e pela empresa de pesquisas IntelLat. O levantamento de dados para o ranking durou mais de três meses e envolveu 46 hospitais de 10 países.

“O total de atendimentos de 2023 comprova a importância do HMAP para a população, sobretudo a de Aparecida, e a força desse gigante que oferece o que há de melhor em cuidado, eficiência e tecnologia às pessoas. É um verdadeiro caso de sucesso no Sistema Único de Saúde (SUS). Recordo que, em 1º de julho de 2023, quando inauguramos a ala de hemodinâmica do Hospital, o ministro de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, não economizou elogios para o HMAP”, afirma o prefeito Vilmar Mariano.

Na ocasião, o ministro Padilha destacou: “Aqui temos padrão de excelência reconhecido e é muito bom ver pessoalmente a qualidade, a humanização e a preocupação de colocar o paciente em primeiro lugar. E, mais do que isso, posso dizer que esse modelo do HMAP e da gestão aqui de Aparecida de Goiânia é, para o Governo Federal, um dos modelos que vão inspirar o presidente Lula e a ministra da Saúde Nísia Trindade no nosso programa de redução de filas de cirurgias e de exames”.

Já o secretário de Saúde Alessandro Magalhães enfatiza que o HMAP é “a principal vitrine do aprimoramento em todos os níveis da Saúde Pública em Aparecida. A Prefeitura tem investido muito, nossos profissionais são altamente capacitados e trabalhamos sempre por mais tecnologia e excelência à serviço da população. Em 2024 avançaremos ainda mais. O SUS ainda não é o Sistema perfeito com o qual todos nós sonhamos, porém, em Aparecida, estamos empenhados, com muito planejamento e o melhor aproveitamento possível dos recursos públicos, em corrigir entraves, superar desafios e salvar vidas. ” Inaugurado em dezembro de 2018, o HMAP é o maior hospital do Estado construído por uma prefeitura. A unidade conta com 235 leitos operacionais, sendo 35 UTI´s adultas e 10 pediátricas, 180 apartamentos e 10 salas cirúrgicas. O acesso aos serviços do Hospital é feito via Central Municipal de Regulação.

Waldemar

Waldemar Rego é jornalista formado pela Faculdade Araguaia com diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás UFG com extensão na área de mídia e política no cinema, fotografia jornalística e publicitária, diversidade cultural da mulher na comunicação, comunicação em tempos de mídias sociais, identidade visual em peças publicitárias e no jornalismo. Waldemar Rego também é artista plástico escritor e poeta.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo