Aparecida de GoiâniaSaúde

Aparecida terá a maior instituição pública de Goiás especializada no tratamento de crianças com autismo

Com ajuda de Kajuru, Vilmarzin terá recurso para implantar mais um sistema de saúde

Por Camila Godoy

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia acaba de firmar um termo de colaboração com a Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir) para implantação de uma unidade especializada no atendimento precoce de crianças com autismo. O local vai atender, via Sistema Único de Saúde (SUS), pacientes de 1 a 6 anos de idade que tenham o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A solenidade de celebração do convênio ocorreu na tarde desta quarta-feira, 27 de dezembro, na Cidade Administrativa Maguito Vilela.

Na ocasião, o prefeito Vilmar Mariano agradeceu a presença do senador Jorge Kajuru, responsável pela emenda de R$ 1,5 milhão que possibilitou o financiamento do projeto, e comemorou a implantação da unidade: “Eu e a minha esposa Sulnara somos avós de uma criança com autismo e sei da realidade das famílias que buscam tratamento. Não é fácil. Mas, também, como avô, sei do potencial que elas têm, principalmente quando existe intervenção profissional adequada. Meu netinho rouba a cena onde vai e eu tenho muito orgulho de tê-lo em minha vida. Da mesma forma que tenho orgulho do que estamos construindo para as demais famílias da nossa cidade. Elas terão acesso ao melhor tratamento”.

O senador Jorge Kajuru reconheceu a importância da causa para os gestores municipais e enalteceu a administração pública de Aparecida. “Estou em uma idade que só vou onde quero e só firmo parcerias com quem eu acredito que vale à pena. Quando conheci o Vilmar, vi nele o amor ao próximo. A partir de então, foi muito agradável o desenrolar de todo o processo. A Prefeitura de Aparecida sempre cumpriu tudo que estabelecemos, aplicando corretamente todos os recursos enviados. Tudo de forma eficiente. E, agora, a cidade terá o maior e melhor instituto especializado no tratamento de crianças com autismo de Goiás. O prefeito e a cidade podem contar comigo para o que precisarem”, afirmou.

Prefeito Vilmar Mariano assinou convênio com a Agir para funcionamento da unidade de saúde, que será inaugurada por meio de emenda do senador Jorge Kajuru. Unidade deve começar a funcionar em 60 dias no Jardim Nova Era

Como vai funcionar a unidade

O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, explicou o funcionamento da unidade: “Nós já ofertávamos tratamento para TEA no Amag e no Caps. Mas, agora teremos uma unidade que vai oferecer acompanhamento intensivo para crianças de 1 a 6 anos de idade com diagnóstico de autismo. Iremos começar com o atendimento de 120 pacientes, mas podemos chegar a 500. Eles serão encaminhados pela nossa Regulação. O instituto vai funcionar no Jardim Nova Era, próximo ao Cais, em um prédio de 2 mil metros quadrados. A previsão para início do funcionamento é de 60 dias”.

Ele também destacou a importância da unidade para a promoção da saúde e qualidade de vida dos pacientes: “O TEA não tem cura, mas o diagnóstico precoce permite o desenvolvimento de práticas para estimular a independência e a funcionalidade dessas crianças, o que repercutirá ao longo de toda a vida e também, consequentemente, na sociedade. A Agir já tem experiência nesses atendimentos e, com o convênio, esperamos ofertar uma assistência multiprofissional, pautada na ciência, para crianças e familiares, promovendo acima de tudo a inclusão”.

Um projeto cheio de história

O superintendente Executivo da Agir, Lucas Paula da Silva, reforçou o compromisso da instituição. “Nós trabalhamos com esse projeto, voltado ao atendimento precoce de crianças com autismo, há mais de 4 anos. Começamos na capital goiana, mas sempre com o desejo de expandir. Encontramos então o senador Kajuru, disposto a lutar pela causa, e vimos em Aparecida a oportunidade de implantar a segunda clínica Teia de Goiás. Essa será a maior de todas. Escolhemos um local de fácil acessibilidade e vamos oferecer o que há de melhor. São 40 terapias semanais para as crianças e seus familiares”, enfatizou.

Sérgio Daher, superintendente de Relações Institucionais da Agir, também relembrou o início do projeto e parabenizou os parceiros da iniciativa: “Quando decidimos ter um projeto próprio e entendemos a necessidade de ter uma unidade especializada na Atenção à Criança com Autismo, parecia algo distante. Não tinha apelo. Procuramos parcerias e foi muito difícil. Mas, hoje temos essa abertura e Aparecida abraçou a causa. Só tenho a agradecer por acreditarem nesse trabalho”. 

Junção de esforços

Emocionada, a primeira dama e secretária de Assistência Social, Sulnara Santana, comentou sobre como ainda é preciso conscientizar a população sobre o TEA. “Eu acompanho as dificuldades que minha filha e várias outras mães enfrentam e fico muito triste em ver que as pessoas nem sabem o que é autismo. Mas, hoje, estamos dando um passo muito importante para a sensibilização da sociedade”, destacou.

A representante do coletivo Mães em Movimento Pelo Autismo, Letícia Amaral, elogiou a celeridade de Aparecida para a implantação da instituição: “Há menos de um ano tive uma conversa pessoal com o Kajuru e falei sobre a necessidade de ter uma instituição especializada no tratamento do TEA em Aparecida. Avançamos muito rápido e hoje estamos aqui, firmando essa colaboração”.   

O promotor de Justiça Reuder Cavalcante Motta também prestigiou a solenidade e se emocionou com o avanço da causa: “Esse projeto é fruto de uma junção de energias e esforços. Aparecida pode ser um exemplo para o Brasil. O que estamos criando, em conjunto, pode ser muito relevante para as políticas públicas voltadas às pessoas com autismo em nosso país”.

Assinatura do termo de colaboração é celebrada na presença de gestores, políticos e representantes da sociedade civil.

Waldemar

Waldemar Rego é jornalista formado pela Faculdade Araguaia com diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás UFG com extensão na área de mídia e política no cinema, fotografia jornalística e publicitária, diversidade cultural da mulher na comunicação, comunicação em tempos de mídias sociais, identidade visual em peças publicitárias e no jornalismo. Waldemar Rego também é artista plástico escritor e poeta.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo