Aparecida de Goiânia

Prefeitura mobiliza aparecidenses em ação solidária para doação de sangue

Unidade móvel do Hemocentro de Goiás montada no estacionamento da Cidade Administrativa coleta bolsas de sangue nesta sexta, 11, até as 16h

Segue até as 16h desta sexta-feira (11), no estacionamento da Cidade Administrativa, a ação solidária de doação de sangue promovida pela Prefeitura de Aparecida, através da Procuradoria Geral do Município, para ajudar a repor os estoques de bolsas do Hemocentro de Goiás (Hemogo). A iniciativa é aberta à comunidade em geral.

O Hemogo está com uma unidade móvel estacionada no local esclarecendo dúvidas, fazendo a triagem e coletando o sangue doado pelos aparecidenses.

A estudante universitária Gabriele Rodrigues, de 22 anos, compareceu cedo para fazer a doação. É a segunda vez que ela doa sangue. “É importante ajudar porque muitas pessoas precisam do sangue, das plaquetas e do plasma. E eu, ao fazer a doação, posso ajudar várias pessoas ao mesmo tempo”, lembrou Gabriele.

Taffarel Silva, 34, que é servidor público, também atendeu ao chamado para doação. O profissional costuma doar sangue uma vez por ano. “Não custa para a gente poder ajudar as pessoas. Se todo mundo ajudar, quando eu precisar também vai ter.”

Conforme a assessora da Procuradoria Geral do Município Núria Lopes, é a segunda vez que a pasta ajuda a realizar a doação de sangue na Cidade Administrativa. “A gente percebe essa dificuldade na doação de sangue, principalmente pela falta de informação. Por isso, decidimos abraçar essa causa, conscientizando a população”, disse Núria.

Tanto o Hemogo como outras instituições do tipo têm alertado para a queda no fluxo de doadores de sangue nos últimos anos, acentuada, segundo essas entidades, pela pandemia de Covid.

Cada bolsa de sangue coletada pode favorecer até três pessoas – Foto: Rodrigo Estrela

A Cidade Administrativa Maguito Vilela fica localizada na Rua Gervásio Pinheiro, APM Residencial Solar Central Park, na região central de Aparecida.

Conforme o Hemogo, são essas as condições básicas para doar sangue:

– Estar em boas condições de saúde;

– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização, baixe o formulário clicando aqui);

– Pesar no mínimo 50 kg;

– Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);

– Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);

– Apresentar documento com foto emitido por órgão oficial.

Waldemar

Waldemar Rego é jornalista formado pela Faculdade Araguaia com diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás UFG com extensão na área de mídia e política no cinema, fotografia jornalística e publicitária, diversidade cultural da mulher na comunicação, comunicação em tempos de mídias sociais, identidade visual em peças publicitárias e no jornalismo. Waldemar Rego também é artista plástico escritor e poeta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo