Aparecida de GoiâniaEconomia

“Município importantíssimo para o Brasil”, destaca representante do BRICS

Por Rodrigo Augusto:

Gestão Vilmar Mariano vai investir U$S 150 milhões em obras de infraestrutura; projeto prevê pavimentação asfálticas das ruas habitadas, construção de viadutos, escolas parques ambientais e CMEIs.

Na tarde desta terça-feira, 20, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, recebeu uma comitiva com representantes do New Development Bank (Novo Banco de Desenvolvimento), também conhecido como Banco de Desenvolvimento do BRICS, na Cidade Administrativa Maguito Vilela. Os executivos da instituição financeira, que irão permanecer na cidade até a próxima quinta-feira, 22, querem conhecer in loco locais que irão receber importantes obras de infraestrutura através de financiamento da ordem de US$ 150 milhões, com contrapartida da Prefeitura de Aparecida de US$ 30 milhões.

As tratativas para assinatura do contrato estão em fase final. Expectativa da administração municipal é consolidar o negócio até o final de março. Em seguida, de acordo com o prefeito, serão iniciadas diversas obras. Principal objetivo é iniciar a pavimentação asfáltica nas ruas habitadas da cidade ainda neste primeiro semestre. Na primeira etapa, cerca de 40 bairros serão beneficiados.

“Estou muito feliz em receber os representantes do NDB que vieram fazer uma visita técnica. Com esse financiamento vamos asfaltar 100% das ruas habitadas de nossa cidade. Também vamos construir dois viadutos na BR-153, bueiros, escolas, parques ambientais e CMEIs”, detalhou Vilmar Mariano à imprensa.

Vilmar lembrou ainda que o projeto de universalização do asfalto começou em gestões anteriores e será concretizado em breve. “Esse empréstimo, que começou no governo do Gustavo [ex-prefeito], vem sendo trabalhado com muita seriedade e estamos finalizando para realizarmos o sonho da população, do ex-prefeito Maguito, do Gustavo e meu também, que é o de levar asfalto para todo o município”, ilustrou.

Ainda segundo o prefeito, os projetos executados através do financiamento irão melhorar a qualidade de vida dos mais de 600 mil habitantes. “O asfalto representa muito porque acaba com a lama e a poeira, valoriza os imóveis e melhora a mobilidade urbana. Os CMEIs vão ajudar reduzir o déficit na Educação Infantil. A cidade também terá novos cartões-postais com a construção de três grandes parques. Enfim, a população aparecidense vai ganhar muito com as obras”, finalizou.

Alexandre Takahashi, profissional sênior do Escritório Regional das Américas do NDB, destacou que a instituição financeira considera a robustez de Aparecida no cenário nacional e a potencialidade de crescimento a partir do negócio.

“Município importantíssimo para o Brasil e principalmente para Região Centro-Oeste. Aparecida cresce com taxas impressionantes tanto na economia quanto em termos populacionais. Desde o início das tratativas, nós reconhecemos a importância da cidade”, enfatizou.

Alexandre também ressaltou que a administração está credenciada para pleitear financiamentos com moeda estrangeira porque acumula experiências em negociações anteriores como, por exemplo, quando recorreu à Corporação Andina de Fomento (Banco de Desenvolvimento da América Latina) para implantar os eixos viários Norte-Sul e a pavimentação de dezenas de bairros.

“A experiência muito exitosa da prefeitura em executar projetos de infraestrutura com financiamento externo foi fundamental para nossa avaliação e para aprovação deste projeto[ empréstimo]”, enfatizou o representante do BRICS ao lado de Zhengyu Yang – Líder da Equipe do Projeto, Igor Zakharov, Jianliang Xiao, Nikita Polishchuk e Ludmila Vidigal Silva, membros da comitiva.

Procurador-geral do município e coordenador do grupo de trabalho acerca do financiamento junto ao BRICS, Fábio Camargo, assegura que Aparecida possuiu as qualificações necessárias para assinatura do contrato e que, em breve, as obras já serão iniciadas em diferentes regiões da cidade.

“Logo após o período chuvoso já teremos máquinas iniciando o trabalho de pavimentação em diversos bairros. Podemos, de acordo com o contrato, antecipar até 20% do valor e, por isso, adiantamos a parte de licitação e vamos iniciar parte das obras até o mês de abril”, antecipou.

Missão

A comitiva de representantes do BRICS permanece em Aparecida até a próxima quinta-feira,22. Os técnicos e executivos da instituição irão conhecer bairros que serão asfaltados com recurso do financiamento. Eles também irão aos locais onde serão construídas escolas, CMEIs, parques ambientais e viadutos

Waldemar

Waldemar Rego é jornalista formado pela Faculdade Araguaia com diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás UFG com extensão na área de mídia e política no cinema, fotografia jornalística e publicitária, diversidade cultural da mulher na comunicação, comunicação em tempos de mídias sociais, identidade visual em peças publicitárias e no jornalismo. Waldemar Rego também é artista plástico escritor e poeta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo