Governo

Goiás é destaque em transparência sobre o coronavírus

Em ranking nacional, o Estado alcançou 83 pontos

Goiás é um dos primeiros colocados entre todos os estados do País no Índice de Transparência da Covid-19, medido pela Open Knowledge Brasil, entidade que avalia a qualidade dos dados e informações relativas à pandemia publicados pela União e pelos estados em seus portais oficiais.

Com o CoronaTransp, painel de divulgação das ações de combate ao coronavírus, publicado no Portal da Transparência de Goiás (www.transparencia.go.gov.br), o Estado alcançou 83 pontos, numa escala que vai de 0 a 100, de acordo com boletim divulgado nesta quinta-feira, dia 23.

O índice, que pode ser conferido no endereço www.transparenciacovid19.ok.org.br, considera que acima de 80 pontos o ente é classificado como de alto nível, o melhor da ferramenta. O CoronaTransp, coordenado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), atende determinação do governador Ronaldo Caiado para que a população tenha, em um mesmo local e de forma clara, todas as informações sobre como Goiás trabalha e investe os recursos públicos na aquisição de bens e serviços para superar essa pandemia. Nos dez painéis, também podem ser conferidos detalhadamente todos os números dos casos de coronavírus no Estado.

Composição

Para a composição do no Índice de Transparência da Covid-19, são avaliados um conjunto de dados essenciais (conteúdo) e parâmetros para que sejam publicados (granularidade e formato). Na medida em que a transparência das informações de cada ente corresponde a estes critérios, mais essa transparência contribuirá para agilizar o trabalho interno dos órgãos públicos e facilitar o envolvimento de outros setores da sociedade para construir soluções em conjunto com o poder público.

A Open Knowledge Brasil, também conhecida como Rede pelo Conhecimento Livre, é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e apartidária que atua no país desde 2013. Desenvolve e incentiva o uso de tecnologias cívicas e de dados abertos, realiza análises de políticas públicas e promove o conhecimento livre para tornar a relação entre governo e sociedade mais transparente e participativa.

Comunicação Setorial Controladoria-Geral do Estado de Goiás

Waldemar

Waldemar Rego é jornalista formado pela Faculdade Araguaia com diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás UFG com extensão na área de mídia e política no cinema, fotografia jornalística e publicitária, diversidade cultural da mulher na comunicação, comunicação em tempos de mídias sociais, identidade visual em peças publicitárias e no jornalismo. Waldemar Rego também é artista plástico escritor e poeta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo