Aparecida de Goiânia

Força-tarefa roçará 80 mil lotes baldios em Aparecida

Trabalho tem caráter preventivo e deve ser executado em todos os 249 bairros de Aparecida até o fim deste primeiro semestre

A Prefeitura de Aparecida colocou em serviço nesta quinta-feira, 09, um maquinário com 40 tratores e mais de 60 profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) para fazer a roçagem de lotes baldios e limpeza de vias públicas na região do Jardim Buriti Sereno. A força-tarefa, que também faz remoção de entulho, tem ainda 12 caminhões caçamba, 11 veículos de recolhimento de galhos, 1 pá carregadeira e 1 retroescavadeira.

O prefeito Gustavo Mendanha participou hoje do lançamento da frente de serviços no Buriti Sereno, o maior bairro de Aparecida. Ele argumentou que o período chuvoso demanda cuidados especiais da administração pública sobretudo na limpeza urbana, iluminação pública, infraestrutura e saúde. Em 2019, a saúde de Aparecida recebeu investimentos equivalentes a 23% do orçamento do município no ano passado; é um patamar 53% maior do que os 15% exigidos pela legislação.

Gustavo fez um apelo à população para se engajar com a Prefeitura na limpeza dos espaços públicos e particulares. O chamamento é para evitar a proliferação de focos do mosquito aedes aegypt, que transmite os vírus da dengue, zika e chikungunya. “A população precisa nos ajudar, não só nos lotes baldios, mas na sua própria casa, não deixando vasilhames com a boca para cima, onde junta água, que é o ambiente onde o mosquito se reproduz”, disse ele.

Prefeito Gustavo Mendanha fez o lançamento oficial da frente de serviços – Foto: Claudivino Antunes

A roçagem de lotes baldios particulares é de responsabilidade do contribuinte. Mas para manter a cidade bem conservada, favorecendo o bem-estar da comunidade, a Prefeitura de Aparecida também limpa os lotes privados não edificados, cobrando R$ 0,81 por metro quadrado.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Max Menezes, explicou que o Buriti Sereno foi escolhido para receber a primeira roçagem do ano porque possui a maior proporção de lotes vazios entre os 80 mil imóveis com essa característica em Aparecida. “Nós temos que cumprir a nossa missão para com aqueles que moram ao lado desses lotes vagos. Isso traz mais segurança e uma grande contribuição com a saúde pública”, argumentou Max.

Além de roçagem de lotes, remoção de entulho, recolhimento de galhos e limpeza dos canteiros centrais das avenidas, as equipes da SDU estão fazendo o gradeamento, que é uma técnica que retarda o crescimento do mato.

O mato alto era uma preocupação da cuidadora de crianças Magda Santos Silva. Ela mora na região do Buriti Sereno há 23 anos e está animada com o início da roçagem dos lotes baldios. “Eu espero que fique melhor, porque aqui os matos são muito altos, e corre o risco de as pessoas se esconderem no meio do mato”, comentou a moradora.

As máquinas já estão em serviço no Jardim Buriti Sereno – Foto: Claudivino Antunes

Vereador representante do Buriti Sereno, Lélis Pereira (DEM) enalteceu as melhorias levadas também para aquela região através do trabalho conjunto da Prefeitura de Aparecida com a Câmara Municipal. E finalizou: “O Buriti Sereno será uma região contemplada com mais benfeitorias neste ano. Por exemplo, em obras viárias, com eixos leste-oeste que serão construídos na cidade de Aparecida”.

Esta primeira etapa de roçagem de lotes baldios contemplará mais 19 bairros na região do Buriti Sereno. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano planeja fazer os mesmos serviços em todos os 249 setores de Aparecida até o fim deste primeiro semestre. Fonte: Allan David

Waldemar

Waldemar Rego é jornalista formado pela Faculdade Araguaia com diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás UFG com extensão na área de mídia e política no cinema, fotografia jornalística e publicitária, diversidade cultural da mulher na comunicação, comunicação em tempos de mídias sociais, identidade visual em peças publicitárias e no jornalismo. Waldemar Rego também é artista plástico escritor e poeta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo