Aparecida de GoiâniaCâmara Municipal de Aparecida de Goiânia

Sessão é marcada por homenagens ao Dia Internacional da Mulher

A celebração do Dia Internacional da Mulher marcou a sessão ordinária da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia nesta terça-feira, 8 de março.

Abrindo os debates, o Vice-Presidente da Câmara, vereador Fábio Ideal (PP), fez questão de mencionar em sua fala a merecida homenagem às mulheres.

Fábio ressaltou a capacidade que elas possuem em exercer inúmeras atividades ao mesmo tempo, coisa que muitos homens não conseguem. Ele concluiu clamando que todas as mulheres continuem lutando cada vez mais por seus direitos.

O vereador Aldivo Araújo (MDB) também parabenizou e falou um pouco sobre o motivo histórico que levou à data de hoje a ser registrada como o Dia Internacional da Mulher.

Ele narrou que a data teria surgido a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas.

“Em função dessa tragédia se intensificou a luta pelos direitos das mulheres. Já avançamos muito, já que antes a mulher não podia votar, era tratada com desprezo, com desrespeito, mas hoje, graças a deus, avançou muito. Temos mulheres vereadoras, deputadas, promotoras, enfim, avançou, mas ainda precisamos avançar bem mais”, discursou Araújo, que finalizou parabenizando-as novamente e pedindo que elas continuem exigindo que todos seus direitos sejam respeitados.

Dando sequência às homenagens, o vereador Roberto Chaveiro (Podemos) elogiou as falas de Araújo e também parabenizou todas as mulheres, em especial as aparecidenses. Ele ainda comentou que muito da eficiência do seu gabinete se dá por, atualmente, ser composto por cerca de 70% de servidoras.

Já o vereador Sandro Oliveira (Cidadania) procurou parabenizar as servidoras da Câmara e lembrou que, diferente de tempos anteriores, hoje a instituição é gerida por várias mulheres.

Sandro ainda externou que se hoje ocupa uma cadeira de vereador foi em função do apoio de uma mulher, a primeira dama, Mayara Mendanha.

Por fim, o Presidente da Câmara, vereador André Fortaleza (MDB), parabenizou as mulheres guerreiras, que procuram seus direitos.

“As mulheres já mais do que provaram que são competentes para ocupar qualquer função”, pontuou o Presidente.

História

O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, para simbolizar a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens.

Já a origem da data escolhida para celebrar as mulheres tem algumas explicações históricas. No Brasil, é muito comum relacioná-la ao incêndio ocorrido em Nova York no dia 25 de março de 1911 na Triangle Shirtwaist Company, quando 146 trabalhadores morreram, sendo 125 mulheres e 21 homens (na maioria, judeus), que trouxe à tona as más condições enfrentadas por mulheres na Revolução Industrial.

Seguramente, esse incidente marcou a trajetória das lutas feministas ao longo do século 20, mas os eventos que levaram à criação da data são bem anteriores a este acontecimento.

Desde o final do século 19, organizações femininas oriundas de movimentos operários protestavam em vários países da Europa e nos Estados Unidos. As jornadas de trabalho de aproximadamente 15 horas diárias e os salários medíocres introduzidos pela Revolução Industrial levaram as mulheres a greves para reivindicar melhores condições de trabalho e o fim do trabalho infantil, comum nas fábricas durante o período.

Waldemar

Waldemar Rego é jornalista formado pela Faculdade Araguaia com diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás UFG com extensão na área de mídia e política no cinema, fotografia jornalística e publicitária, diversidade cultural da mulher na comunicação, comunicação em tempos de mídias sociais, identidade visual em peças publicitárias e no jornalismo. Waldemar Rego também é artista plástico escritor e poeta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo