Aparecida de Goiânia

Pilotos do Rally do Centenário aprovam Aparecida no circuito do automobilismo

Aparecida já pode entrar definitivamente no calendário nacional do automobilismo. Foi o que disseram neste sábado (02) juízes de prova, organizadores e pilotos participantes do Rally do Centenário, evento especial do circuito do Campeonato Brasileiro de Rally 2022, que, para comemorar os 100 anos de Aparecida, está sendo disputado pela 1ª vez em Goiás.

Este foi o primeiro dia da competição, que é realizada em dois circuitos na Região Leste de Aparecida, próximo ao Credeq. Um dos percursos tem 17 quilômetros de extensão, e o outro, 15 quilômetros, ambos de estrada de terra, nos territórios de três fazendas.

Os pilotos dos 15 carros que participam desta etapa aceleraram fundo hoje e levantaram muita poeira, para delírio dos fãs da modalidade. Alguns dos veículos chegaram a alcançar uma velocidade de 185 km/hora, neste sábado de sol escaldante em Aparecida.

Equipes de pilotos e organizadores reúnem, ao todo, cerca de 120 pessoas – Foto: Enio Medeiros

Segundo Aroldo Scipião, presidente da Comissão de Rally da Confederação Brasileira de Automobilismo, a velocidade média nas baterias deste sábado ficou em 130 km/hora. Mas ele explicou que, na competição, os carros costumam chegar a 200 km/hora.

 

“É um evento grandioso iniciar nosso campeonato começando aqui, por Aparecida, uma cidade que nos recebeu muito bem, com uma estrutura excelente. Os pilotos são só elogios para os percursos, que oferecem total segurança”, avaliou Aroldo sobre a etapa Aparecida.

Como são os carros do rally

O Rally do Centenário tem competições em três categorias. Na classe Rally 2 concorrem veículos com tração 4×4. A Rally 4 é destinada a carros 4×2 com preparação, ou seja, modificados para esta competição. E, na Rally 5, quem acelera são veículos também 4×2, mas sem preparação, apenas com reforço na célula de segurança (cabine) e na suspensão.

Nas versões adaptadas para esse campeonato, os veículos, que são de modelos bem conhecidos do público, podem custar de R$ 200 mil a R$ 600 mil. São carros vistos nas ruas de qualquer grande cidade, como o Volkswagen Gol, Peugeot 207, Hyundai HB20, Renault Sandero, Polo, Up, Clio e o Mitsubishi Lancer, com tecnologia japonesa.

Carros ultrapassaram hoje os 180 quilômetros por hora nos circuitos de Aparecida – Foto: Enio Medeiros

Evandro Carbonera, piloto na categoria Rally 5, estava entusiasmado por ter vencido as baterias deste sábado. “Muito legal a experiência. É um rally incrível, que exige muito de todo mundo, das duplas, do navegador e do carro também. É uma experiência fantástica, o primeiro rally disputado aqui no estado [de Goiás]. Tomara que tenha outros”, disse ele.

Carbonera dividiu o troféu com seu companheiro no carro, Jean Paulo Klein, que faz a função de navegador. Eles integram o grupo de 200 profissionais que vieram de várias partes do Brasil para participar do Rally do Centenário. Todos eles estão hospedados em hotéis de Aparecida, o que ajuda a girar a economia local.

O piloto Luciano Fleck, que é também organizador desta etapa em Aparecida, veio com sua equipe do Sul do país. “Acho que foi plantada uma semente. Daqui vão sair novas equipes, novos pilotos, mas, principalmente, a gente mostrou para o Brasil inteiro que Aparecida não deve nada a ninguém”, comentou Fleck.

Aparecida abre o campeonato nacional

Além de ser a única cidade de Goiás a receber uma etapa do Campeonato Brasileiro de Rally 2022, Aparecida é também o único município do Centro-Oeste a conquistar esse feito. Nas próximas etapas, a competição passará por Estação (RS), Erechim (RS), Araucária (PR), Rio Negrinho (SC), Itararé (SP) e Campo Magro (PR).

O Rally do Centenário segue neste domingo (03), com entrada franca. Veja a programação:

• Competição (2º e último dia)

• Final e premiação (2ª etapa)

• Shows (Flashback DJ Ney Magrine/DJs convidados e outros)

Confira os vencedores da 1ª etapa, disputada neste sábado:

Categoria Rally 2

Ulysses Bertholdo e Marcelo Dalmut – Tempo total: 01:14:16

Categoria Rally 4

Maurício Neves e Leandro Ferrarini – Tempo total: 01:21:03

Categoria Rally 5

Evandro Carbonera e Jean Paulo Klein – Tempo total: 01:22:16

Waldemar

Waldemar Rego é jornalista formado pela Faculdade Araguaia com diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás UFG com extensão na área de mídia e política no cinema, fotografia jornalística e publicitária, diversidade cultural da mulher na comunicação, comunicação em tempos de mídias sociais, identidade visual em peças publicitárias e no jornalismo. Waldemar Rego também é artista plástico escritor e poeta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo