Câmara Municipal de Aparecida de GoiâniaCultura

Câmara faz sessão solene em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra

Ação foi iniciativa da vereadora Camila Rosa

Camila Rosa destacou a luta da vereadora carioca Marielle Franco assassinada no Rio de Janeiro após se declarar pré-candidata ao senado federal, vaga que também seria disputada pela família do atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido)

Em ação promovida pela vereadora Camila Rosa (PSD), a Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia realizou ontem à noite, 17, sessão solene em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, que é comemorado todo dia 20 de novembro.Camila inaugurou o evento falando da luta da pessoa negra e da necessidade urgente de combater o racismo e justificou a importância da sessão solene como forma de reteirar a luta contra a desigualdade social e a discriminação racial.Em seu discurso, Camila narrou a seguinte frase da vereadora pelo Rio de Janeiro, Marielle Franco, que foi assassinada em 2018.

“Falar de raça é falar da dominação e escravização de um povo. O apagamento, silenciamento e retirada da sua humanidade. Falar sobre raça é falar sobre a desigualdade que estrutura nossa sociedade até hoje. E é preciso que a gente fale sobre o sempre. Que a gente converse com os nossos filhos, que os ensine sobre as histórias que foram vivenciadas pelos escravos. Que a gente cale as falas preconceituosas de quem quer que seja e que a gente se posicione frente a qualquer grau de racismo.” (Marielle Franco).

Em seguida, a vereadora citou diversos índices que comprovam que a população negra se encontra em situação claramente desigual em relação ao restante da população brasileira, principalmente quando se trata de mulheres negras.

Dando continuidade, o vereador Hans Miller (PSD) elogiou o evento e destacou a importância do parlamento em compreender a necessidade de combater o racismo, a desigualdade de gêneros, e que sabe da relevância de dar espaço e voz a todos.

O vereador Aldivo Araujo (MDB) falou que a data é fundamental para trazer reflexões sobre o tema.

“Principalmente nós que somos negros, que sofremos discriminação, desigualdade, precisamos aproveitar esse momento especial para refletir sobre tudo isso”, destacou o parlamentar.

O último vereador a discursar, Sandro Oliveira (Cidadania), afirmou que precisamos de 365 dias de consciência da humanidade.

“Todo dia é dia do negro”, reforçou.

Passada a palavra aos convidados, representando a Associação Afro de Empreendedores, José Eduardo lembrou que muito da luta negra avançou durante a gestão do ex-prefeito Maguito Vilela.

O Coordenador de Igualdade Racial da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, André Luiz, falou que o reconhecimento do dia da consciência além de ser uma homenagem à luta de zumbi dos palmares também é fundamental para evidenciar desigualdades e violências ainda existentes contra a população negra.

Diversas outras pessoas também falaram, como a principal homenageada da noite, a Presidente da Associação Quilombola Urbana Jardim Cascata de Aparecida de Goiânia, Maria Lucia das Dores Ferreira, que, emocionada, falou que a luta continuará e enalteceu a diversidade da cidade de Aparecida de Goiânia.

“Deus não esqueceu de nós, está sempre presente em nós. E Aparecida está de parabéns por ter várias etnias, como quilombola, haitiano, cigano, todas. E por isso a gente ama mais essa cidade, onde construí minha vida. Então hoje quero agradecer a todos vocês”, falou Maria Lúcia.

Ao final, em nome do Poder Legislativo Aparecidense, foram entregues certificados aos convidados em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra e pelo reconhecimento da luta contra a desigualdade racial.

Waldemar

Waldemar Rego é jornalista formado pela Faculdade Araguaia com diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás UFG com extensão na área de mídia e política no cinema, fotografia jornalística e publicitária, diversidade cultural da mulher na comunicação, comunicação em tempos de mídias sociais, identidade visual em peças publicitárias e no jornalismo. Waldemar Rego também é artista plástico escritor e poeta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo