Aparecida de GoiâniaCidades

Obras de revitalização da Avenida Rio Verde estão na fase final do paisagismo

Por Rackel Vieira

Canteiro central da pista que faz limite entre Aparecida a capital recebe também pista de ciclovia para maior mobilidade

As obras de revitalização da Avenida Rio Verde, entre o Terminal Cruzeiro do Sul e a GO-040 seguem em andamento e após alterações estruturais no projeto, terá uma ciclovia – pista exclusiva para ciclistas. Além disso, a via limítrofe entre Aparecida e Goiânia está recebendo novo paisagismo urbano juntamente com as obras de revitalização da pavimentação, iniciada na pista que fica na capital.

“Discutimos a revitalização da Avenida Rio Verde com a Prefeitura de Goiânia porque a via divide as duas cidades e em breve, vamos entregar para os moradores de Aparecida e Goiânia esse novo cartão-postal”, aponta o prefeito Vilmar Mariano.

De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente de Aparecida de Goiânia, Valéria Pettersen, uma das coordenadoras do projeto, a a revitalização proporcionará mais qualidade urbana para quem mora nas proximidades e para quem trafega na via diariamente.

“A revitalização da Avenida Rio Verde é um antigo sonho. A avenida está recebendo intervenção urbanística, que vai potencializar o embelezamento entre as duas cidades. Teremos ainda uma ciclovia para uma melhor mobilidade e também novo asfalto dos dois lados, melhorando então a trafegabilidade, dando mais segurança aos condutores”, salientou.

Em Aparecida as obras são executadas pelas secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura, Desenvolvimento Urbano e Mobilidade e Trânsito. “Assim que finalizar a parte do paisagismo e também o recapeamento da pista do lado de Goiânia, entramos com as máquinas na via no sentido de Aparecida para o recapeamento, assim o trânsito não fica bloqueado nas duas pistas, garantindo o ir e vir do cidadão”, pontuou o secretário de Infraestrutura, Mário Vilela.

As prefeituras de Goiânia e Aparecida de Goiânia são responsáveis pelos serviços. Nestas primeiras semanas do ano, as obras se estão na fase de conclusão a implantação do gramado no canteiro central e na execução da ciclovia que será em concreto. Também já foram instalados bancos e pergolados em alguns pontos dos 5 quilômetros que estão recebendo a força-tarefa das prefeituras.

Quem passa pelo local já consegue visualizar as mudanças. As lâmpadas em todo o perímetro da via, nos dois lados, já são de LED. “Assim como estamos fazendo em outras regiões do município, revitalizamos também a iluminação noturna por lâmpadas de LED que dão melhor visibilidade aos condutores”, comentou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Davi Mendanha.

Projeto – As obras de revitalização da Avenida Rio Verde compreende a extensão de cerca de 5,5 quilômetros entre o Terminal Cruzeiro e a GO-040, abrangendo 28 ilhas de canteiros centrais. Além da ciclovia, a revitalização terá um reforço na rede de drenagem em determinados pontos para evitar alagamentos na Avenida Rio Verde.

Outros serviços estão sendo executados para dar uma novo paisagismo Urbano à avenida, incluindo a criação da ciclovia, pintura e sinalização, plantio de mudas nativas, instalação de luminárias de LED, recapeamento asfáltico, plantio de grama e até mesmo a instalação de dois pergolados para áreas de descanso.

Waldemar

Waldemar Rego é jornalista formado pela Faculdade Araguaia com diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás UFG com extensão na área de mídia e política no cinema, fotografia jornalística e publicitária, diversidade cultural da mulher na comunicação, comunicação em tempos de mídias sociais, identidade visual em peças publicitárias e no jornalismo. Waldemar Rego também é artista plástico escritor e poeta.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo