Educação

Adolescente que passou em medicina aos 13 avança quatro séries e deve concluir ensino médio aos 14 anos

O adolescente  Caio Temponi, de 13 anos  é o mais novo estudante a ser classificado em processo seletivo de medicina no Brasil e agora deve carregar mais um título: Caio é um dos únicos brasileiros a conseguir avançar quatro séries e concluir o ensino médio ainda este ano, com apenas 14 anos.
Caio já havia avançado três séries e sua mãe, Laurismara Temponi, havia solicitado à escola em Abril deste ano para que mais uma série fosse “pulada”, devido à capacidade cognitiva do menino e as diversas aprovações que ele acumula. Segundo a mãe, o objetivo do avanço de série é para que Caio possa assumir o curso que escolher após realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde ano, sem precisar recorrer à justiça para a finalização do ensino médio.
De acordo com a escola que o adolescente estudo, a Organização Educacional Farias Brito, em nota,  se entende que “o processo de aprendizagem deve ser personalizado, assim, quando o aluno apresenta características de altas habilidades, seu acompanhamento passa a ser construído entre escola, família e aluno, que juntos traçam estratégias que promovem o crescimento cognitivo, emocional e social do aluno. Essas reuniões devem ser constantes, com o objetivo de avaliar e traçar estratégias para que o processo caminhe da forma esperada. Os professores participam ativamente desse processo, e o suporte necessário a cada desafio enfrentado pelo aluno é feito pela equipe técnica da escola.”
Caio já foi aprovado na última edição do vestibular da Universidade de Fortaleza (Unifor), de medicina, mas não parou por aí. A aprovação mais recente foi para o curso de Engenharia Civil na Universidade Federal do Cariri (UFCA). Além dessas, o jovem passou em primeiro lugar para o curso de direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O adolescente também já foi classificado em primeiro lugar no vestibular para Administração na Universidade Estadual do Ceará (UECE) e, 2021, também ficou em primeiro lugar no exame da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), em Barbacena (MG), acertando todas as questões. Agora se prepara para o concurso do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
O currículo de aprovações segue logo de acabar. É que, ainda neste ano, o estudante foi medalha de ouro na 28ª Olimpíada Internacional de Matemática de Maio, na categoria até 13 anos. Ele concorria com estudantes de outros 12 países e foi o único brasileiro a conquistar tal façanha e, de quebra, alcançou a maior nota do exame, 44 pontos, contra 34 dos segundos colocados.
Recentemente, Caio também passou nas primeiras colocações (13º lugar) no concurso da Academia das Forças Aéreas (AFA).

Waldemar

Waldemar Rego é jornalista formado pela Faculdade Araguaia com diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás UFG com extensão na área de mídia e política no cinema, fotografia jornalística e publicitária, diversidade cultural da mulher na comunicação, comunicação em tempos de mídias sociais, identidade visual em peças publicitárias e no jornalismo. Waldemar Rego também é artista plástico escritor e poeta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo