GoiásPolítica

Mendanha critica RRF e defende “destravar” Estado

Mendanha critica RRF e defende “destravar” EstadoO pré-candidato ao Governo de Goiás Gustavo Mendanha (Patriota) afirmou que tem estudado a legislação para encontrar uma saída que permita revisar a adesão do Estado de Goiás no Regime de Recuperação Fiscal. O RRF limita as ações do governo na concessão de garantias, operações de créditos para investimentos e redução de tributos que promovam a retomada da economia. A declaração foi dada durante a sabatina promovida pelo Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás (Sindilojas-GO), nesta terça-feira (26), com a presença de membros da diretoria e lojistas goianos.

O pedido de adesão do governo Caiado ao regime foi feito em 31 de agosto de 2021 e autorizado pelo Ministro da Economia em dezembro do mesmo ano. Desde então, é proibida medidas de incentivos fiscais até 2030 ou até que haja o reequilíbrio fiscal.

“O RRF impõe uma agenda restritiva ao governo. Para adotar determinadas medidas, é necessário conversar com a Secretaria Nacional do Tesouro (SNT). Por isso, sou a favor da revisão. Aparecida se tornou o que se tornou graças aos incentivos e políticas públicas aos empresários”, explica Gustavo.

O governadoriável defendeu que o Estado encontre caminhos para facilitar o empreendedorismo e deu como exemplo a redução da carga tributária, principalmente em um momento como este, no qual os lojistas têm passado por dificuldades. Gustavo Mendanha disse que adotará uma agenda para desburocratizar o Estado.

O Sindilojas pediu uma atenção especial na redução da burocracia, porque o empresário que precisa sair do sufoco não consegue receber ajuda com agilidade. A dificuldade de acesso ao crédito e a necessidade de uma agenda que facilite os empréstimos foram algumas demandas dos empresários.
*Falta de qualificação é um dos entraves para o setor*

A falta de mão de obra qualificada que preencha a alta oferta de vagas de emprego foi uma das reclamações dos lojistas. Há a necessidade de investir em capacitação para formação profissional.

A vice-presidente do Sindilojas, Marisa Elena, contou que outros fatores também interferem na contratação, como , por exemplo, a mobilidade urbana. “Muitas vezes, o profissional por trabalhar em casa, do que se submeter ao transporte público”, reforça.

Ao ser questionado por Marisa sobre qual o projeto que tem para essa área, Mendanha destacou a presença do Estado, com os maiores aportes financeiros, para o transporte público, além de estruturas para ciclistas e soluções multimodais.

Mendanha foi o primeiro sabatinado pelo sindicato em uma programação que prevê a participação de pré-candidatos ao governo de Goiás. O convite foi realizado pelo Sindilojas, por meio do presidente Cristiano Godinho, e de toda a diretoria.

Waldemar

Waldemar Rego é jornalista formado pela Faculdade Araguaia com diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás UFG com extensão na área de mídia e política no cinema, fotografia jornalística e publicitária, diversidade cultural da mulher na comunicação, comunicação em tempos de mídias sociais, identidade visual em peças publicitárias e no jornalismo. Waldemar Rego também é artista plástico escritor e poeta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo