Cidades

Mercado de seminovos cresce e impulsiona valorização dos veículos

Umuarama Concessionárias destaca que o setor teve aumento nas vendas, impulsionado por modelos reconhecidos pela durabilidade e menor desvalorização

O mercado de seminovos mantém um ritmo acelerado e se consolida como um dos principais pilares da indústria automotiva nacional. De acordo com dados da Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), o setor registra crescimento de 16,4% em relação ao mesmo período do ano passado, confirmando a tendência de expansão nas vendas. Para especialista da Umuarama Concessionárias, Ary Jorge, o avanço reflete o interesse crescente dos consumidores por veículos que aliam qualidade, segurança e bom custo-benefício,  fatores que vêm impulsionando o desempenho das concessionárias no segmento de seminovos.

A desvalorização é um dos fatores que mais influenciam a decisão de compra, especialmente para quem pensa na revenda futura. O superguia Qual Comprar 2025, elaborado pela revista Autoesporte, avaliou mais de 180 veículos em 20 categorias e apontou o Volkswagen T-Cross entre os dez carros que menos desvalorizam no país, com um índice de apenas 5,1%.

Figurando entre os SUVs mais vendidos do Brasil em 2025, o T-Cross combina comportamento dinâmico exemplar, tecnologia embarcada e conjunto mecânico robusto,  fatores que explicam sua excelente valorização entre os usados. A versão 200 TSI, por exemplo, vem equipada com painel digital, faróis de LED, controle de cruzeiro adaptativo e frenagem autônoma de emergência, além de contar com o confiável motor 1.0 TSI de até 128 cv.

Como explica Ary Jorge, CEO da Umuarama Concessionárias, o cliente está cada vez mais informado e atento à desvalorização, “Outros fatores de atenção são os custos de manutenção e o valor de revenda. Esse comportamento mais consciente tem ampliado a procura por modelos reconhecidos pela durabilidade e pela alta demanda no mercado”.

Com o aumento das vendas e a valorização de modelos de referência, o cenário se mostra altamente favorável para quem deseja investir em um seminovo de qualidade. “O crescimento do setor confirma que o seminovo é, hoje, uma escolha inteligente e segura. Nosso papel é garantir transparência e confiança em cada negociação”, completa Ary.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo