Audiência em Goiânia celebra 10 anos da Marcha Nacional das Mulheres Negras e reforça pauta por reparação e bem viver

Encontro ocorre nesta sexta (31), na Câmara Municipal de Goiânia, e marca uma década de mobilização nacional das mulheres negras em defesa da igualdade, da justiça social e do reconhecimento político
O Comitê Impulsor da Marcha de Goiás das Mulheres Negras promove, nesta sexta-feira (31/10), uma audiência pública no plenário da Câmara Municipal de Goiânia para celebrar os dez anos da Marcha Nacional das Mulheres Negras. O evento, com início às 13 horas, relembra a trajetória de lideranças históricas e reafirma a construção coletiva da pauta por reparação e bem viver — tema central da Marcha de 2025.
Realizada pela primeira vez em 2015, em Brasília, a Marcha Nacional das Mulheres Negras mobilizou milhares de participantes de todo o país em defesa de direitos fundamentais como vida, liberdade, igualdade racial, acesso à terra e moradia, justiça social e valorização da cultura e da comunicação.
A edição de 2025, marcada para 25 de novembro — Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres —, deve reunir novamente mulheres negras de todo o Brasil na capital federal. A mobilização pretende fortalecer o compromisso por um novo projeto político de nação, baseado em igualdade, autonomia e reconhecimento.
O movimento também dialoga com compromissos internacionais assumidos pelo Brasil, como a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher (CEDAW) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, especialmente os ODS 5 (Igualdade de Gênero) e 10 (Redução das Desigualdades).
Serviço:
📍 O que: Audiência Pública – Celebração dos 10 anos da Marcha Nacional das Mulheres Negras
📅 Quando: Sexta-feira, 31 de outubro, às 13h
🏛️ Onde: Plenário da Câmara Municipal de Goiânia
📞 Informações: Márcia Fabiana – (62) 9 9939-2982
📷 Fotos: Marcha Nacional das Mulheres Negras 2015 – Divulgação
🔗 Mais informações:
Carta das Mulheres Negras 2015
Manifesto 2025 – Reparação e Bem Viver




