CULTURA

Aparecida está com inscrições abertas para editais Lei Paulo Gustavo

Editais abrangem áreas de audiovisual/cinema e multilinguagens; trabalhadores da cultura têm até dia 20 de janeiro para se inscreverem

Por Rackel Vieira.

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, abriu nesta quinta-feira, 21, às inscrições para editais Lei Paulo Gustavo, a partir desta quinta-feira, 21. Os detalhes para participação estão disponíveis no Diário Oficial do Município desta quarta-feira, 20 de dezembro.

“Eu fico entusiasmado com oportunidades como essa que apoiam nossos artistas locais e, principalmente, fomentam a cultura do município. Isso só é possível graças à atuação da nossa equipe, que trabalha incansavelmente em prol do setor cultural de Aparecida”, destacou o prefeito Vilmar Mariano.

Os trabalhadores da cultura têm até o dia 20 de janeiro para se inscreverem. As inscrições são realizadas mediante cadastro no Portal da Cultura (portaldacultura.aparecida.go.gov.br), onde vários artistas já estão registrados.

Os editais abrangem as áreas de audiovisual/cinema (06/2023) e multilinguagens (07/2023). Para participar, os interessados devem apresentar propostas, incluindo argumento, equipe técnica, e demais detalhes. No edital audiovisual/cinema, os valores de premiação variam por categoria, entre R$ 90 mil para curta-metragem e R$ 340 mil para média-metragem de ficção, por exemplo.

“Além da premiação, há oportunidades para desenvolvimento de roteiros, festivais de cinema e apoio a projetos como o cinema itinerante. A inscrição é gratuita e pode ser feita por artistas individuais, coletivos e empresas do ramo audiovisual”, ressaltou o secretário de Cultura, Marcos Alcântara.

O secretário informa que serão realizadas oficinas online e presenciais para orientar os interessados durante o processo de inscrição. Uma organização da sociedade civil, a ser escolhida por meio de chamamento público, auxiliará na análise documental e na gestão do edital.

Alcântara esclarece que, no caso do edital audiovisual e cinema, há exigência de contrapartida, como a exibição do filme e investimento em acessibilidade. Ele destaca o envolvimento da sociedade civil, conselho de cultura e fórum de cultura na definição das modalidades e critérios do edital.

“O processo, apesar de demandar tempo, contou com a participação de diversos setores, incluindo a procuradoria, para garantir a adequação às dinâmicas culturais nacionais”, explicou o secretário.

Waldemar

Waldemar Rego é jornalista formado pela Faculdade Araguaia com diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás UFG com extensão na área de mídia e política no cinema, fotografia jornalística e publicitária, diversidade cultural da mulher na comunicação, comunicação em tempos de mídias sociais, identidade visual em peças publicitárias e no jornalismo. Waldemar Rego também é artista plástico escritor e poeta.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo