Aparecida de Goiânia

Prefeito empossa Wanderlan Renovato como secretário de Educação de Aparecida

Professor há 40 anos, novo titular da pasta da Educação do município possui graduação em História pela UFG e pós-graduação em Planejamento Educacional e Administração

Na manhã desta segunda-feira, 4, o prefeito Gustavo Mendanha deu posse ao novo secretário de Educação, Cultura e Turismo de Aparecida de Goiânia em cerimônia realizada no Espaço Multiuso na Cidade Administrativa. Desde o afastamento da então secretária Valéria Pettersen, por conta do período eleitoral, a pasta vinha sendo comandada interinamente pela advogada Sharon Soltak Chiarelli, atual gestora municipal do Fundeb, e agora passa a ser comandada pelo professor Wanderlan Renovato.

Casado, com dois filhos e quatro netos, Renovato tem 61 anos e é formado em História pela UFG e também pós-graduado em Planejamento Educacional e Administração. O novo secretário tem trajetória de 40 anos de magistério, incluindo trabalhos nas redes particular e pública, municipal e estadual. Renovato já esteve também à frente de importantes órgãos públicos e instituições, a exemplo da antiga Subsecretaria Metropolitana de Educação.

Além disso, foi superintendente da Secretaria de Educação, Cultura e Lazer para a Educação à Distância, gestor administrativo da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia, dirigiu o Instituto Goiano de Educação à Distância, o Instituto Cidadania de Educação e Pesquisa e também a Unidade Educacional Jesuína de Abreu.

Wanderlan Renovato fez um discurso agradecendo o gesto de confiança de Vanderlan Cardoso e do Professor Alcides ao recomendá-lo para o cargo de secretário da pasta da Educação que possui uma rede que atende cerca de 48 mil alunos, em 114 unidades escolares, entre instituições próprias e conveniadas. “Venho para somar a um trabalho já excelente. Conheço todos os caminhos da educação e tenha certeza de que eu vou dedicar 24 horas a esse trabalho, para que a educação em Aparecida fique melhor e que nesse período de pandemia nossos alunos continuem estudando com qualidade”, destacou.

A solenidade de posse do novo secretário da Educação contou com um número restrito de público por conta do período de isolamento social em prevenção à Covid-19. Estiveram presentes ao atoo prefeito Gustavo Mendanha, o deputado federal Professor Alcides Ribeiro e o senador da república Vanderlan Cardoso.

Também presenciaram a solenidade de posse, os secretários da gestão municipal André Rosa (Fazenda), Tatá Teixeira (Articulação Política), Cláudio Everson (Meio Ambiente), Márcia Tinoco (Trabalho) e Carlos Moreira (Administração); além dos vereadores Erivelton Contador e Isaac Martins, e a ex-secretária de Educação Valéria Pettersen, que se desincompatibilizou do cargo em 30 de março deste ano, e da interina da pasta, Sharon Soltak. Todos mantiveram distância um do outro e usaram máscaras protetivas.

No ato de posse, o deputado federal Professor Alcides Ribeiro considerou o dia marcante ao ter um professor assumindo a Educação de Aparecida. Ele destacou os desafios e as responsabilidades do novo secretário à frente da pasta e o reafirmou seu compromisso a gestão de Gustavo Mendanha. “Continuarei um apoiador em Brasília das iniciativas que busquem a aplicação de recursos públicos na Educação de Aparecida e desejo que o professor Wanderlan Renovato faça uma gestão exitosa à frente desta pasta”, acentuou.

O senador Vanderlan Cardoso, em sua fala, ressaltou os desafios do novo secretário diante de uma pasta que tem se destacado pela equipe de profissionais de sua rede e pelo esforço daqueles que estiveram no comando da pasta. “O novo secretário vai ter uma dura batalha pela frente para superar o que já foi feito”, ponderou o senador destacando o perfil de Renovato como homem experiente e que, por isso, terá muito a contribuir não apenas com a gestão de Gustavo Mendanha, mas com todo o município.

O encerramento da solenidade ficou a cargo do prefeito Gustavo Mendanha, que enalteceu o trabalho realizado pela ex-secretária Valéria Pettersen e desejou sucesso ao novo gestor da pasta da Educação de Aparecida. “Acredito que você dará continuidade ao excelente trabalho realizado na Educação em Aparecida nos últimos 3 anos e 4 meses, ampliando projetos como a Robótica, Escola de Música, Escola de Artes e o Centro de Formação dos Profissionais da Educação”, enumerou.

Gustavo Mendanha lembrou que recentemente a prefeitura vem investindo cerca de R$ 10 milhões de reais em reformas das unidades escolares a fim de proporcionar um ambiente melhor a alunos e servidores. Por último, destacou que a condição de referência em educação no Estado de Goiás está relacionada ao quadro de profissionais, que agrega em sua rede professores graduados, especialistas, mestres e doutores.  Fonte: Felipe Fulquim e Allan David

Waldemar

Waldemar Rego é jornalista formado pela Faculdade Araguaia com diploma reconhecido pela Universidade Federal de Goiás UFG com extensão na área de mídia e política no cinema, fotografia jornalística e publicitária, diversidade cultural da mulher na comunicação, comunicação em tempos de mídias sociais, identidade visual em peças publicitárias e no jornalismo. Waldemar Rego também é artista plástico escritor e poeta.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo