Prefeitura de Goiânia lança hoje o projeto Educação nos Parques

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) e Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), lança hoje (10), às 9h, o projeto Educação pelos Parques. O evento ocorrerá no Parque Macambiras Anicuns, com a presença do prefeito Iris Rezende.
A proposta é desenvolver ao longo do ano nos parques da capital trilhas monitoras com alunos de instituições municipais de ensino. A partir de atividades e práticas educativas com palestras, trilhas, oficinas e dinâmicas os alunos serão levados a pensar sobre a sua relação com o meio ambiente.
“Goiânia é uma cidade que tem muitos parques. Nós, educadores, vemos a necessidade de ampliar cada vez mais a Educação Ambiental para os nossos alunos. Foi a partir disso que decidimos propor este projeto. Queremos despertar e conscientizar a comunidade escolar quanto a importância de cuidar dos nossos parques, das nascentes, ressaltou a gerente de projetos educacionais da SME, Malu Ramos.
De acordo com o presidente da Amma, Gilberto Marques Neto, a ideia é formar multiplicadores. ” As crianças levam para suas famílias, para dentro de casa, tudo o que aprendem. Por meio desse projeto, queremos difundir e despertar na comunidade a consciência ambiental”, destacou, lembrando que a participação dos moradores é fundamental para a preservação das unidades de conservação.
Inicialmente as atividades socioambientais ocorrerão nos parques Macambira, Flamboyant Lourival Louza, Cascavel e Fonte Nova. Posteriormente o projeto será expandido para demais parques da Capital.
Renan Castro é jornalista e repórter do Gazeta Universitária