Comurg entrega árvore natalina de 15 metros feita de garrafas pet no Parque Vaca Brava

Posted On 17 dez 2017
By :
Comment: Off

A confecção sustentável se deu pela ação de limpeza de vias públicas e de leitos fluviais com reaproveitamento de materiais descartados irregularmente

Arvore-de-Natal-garrafa-petA Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), entrega neste domingo, 17, às 20h, uma árvore de natal feita 100% com garrafas pet, no lago do Parque Municipal Sulivan Silvestre, mais conhecido como Vaca Brava, no setor Bueno.

Os objetos recolhidos e usados na confecção da árvore e afins são provenientes da ação rotineira de limpeza de vias públicas e de leitos fluviais que cortam a Capital, com o reaproveitamento dos materiais descartados irregularmente pela população.

Conjuntamente, desde o início do mês de agosto, a cidade tem recebido floreiras feitas de troncos de árvores caídas pelas chuvas, além de passarelas e barreiras de madeira que evitam o pisoteio de espaços urbanizados.

Mas a novidade para este natal é a confecção da maior árvore natalina sustentável que conta com 15 metros de altura. Foram utilizadas 60 mil garrafas pet em uma base flutuante sustentada por 60 tambores de 50 litros. A projeção da luz terá 12 refletores com alcance de 100 metros de luminosidade.

O Parque está sendo todo preparado para a inauguração, indo desde a limpeza das lixeiras, podas de gramas, levantamento das copas das árvores para melhorar a visibilidade do ambiente e a pintura do alambrado do píer, uma forma encontrada pelos trabalhadores da Comurg para embelezar os espaços públicos e manter a harmonia com o meio ambiente.

Para o Parque ficar ainda mais bonito, está sendo colocado no local, além da árvore, dois anjos, duas caixas de presentes e uma garrafa com duas taças de champanhe, todos confeccionados com garrafas pet.

O prefeito Iris Rezende tem incentivado a reciclagem e o reaproveitamento de materiais descartados na cidade. “O Natal é uma época do ano mais do que especial que inspira o cuidar da família. Com a inauguração dessa árvore sustentável, queremos celebrar o cuidado que devemos ter com nossa cidade”, comenta.

O presidente da Comurg, Denes Pereira, reforça que só existirão outros “natais” se o cidadão reciclar e reaproveitar os materiais que não são degradáveis no meio ambiente. ‘Além da economia com os arranjos natalinos, este tipo de trabalho também é uma forma de conscientizar as pessoas de que se pode ter um espaço de convivência sem lixo nos parques e nas ruas da cidade’.

Cerca de 40 funcionários da Companhia entre garis, pedreiros e eletricistas, todos orientados pela diretoria operacional, e outros mais que revitalizaram a vegetação e reforçaram a limpeza do parque participaram da iniciativa.

Luciano Magalhães Diniz, da Editoria de Urbanismo

Fotos João Araújo e Luciano Magalhães

About the Author