Avança o projeto que cria o Estado do Entorno.

Posted On 13 abr 2017
By :
Comment: Off

Novo estado abrangeria cidades de Goiás situadas no entorno do Distrito Federal.FOTO CIDADE ENTORNO          Águas Lindas de Goiás seria uma das cidades do Estado do Entorno

O projeto que pretende criar o estado do Entorno foi aprovado nesta última quarta-feira pela Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados, que abrange municípios goianos circunvizinhos do Distrito Federal. Terá de passar ainda pela CCJ e depois ser aprovado em plenário, mas o autor do projeto, o deputado federal goiano Célio Silveira (PSDB), ex-prefeito de Luziânia está confiante.

Segundo Célio Silveira a maior dificuldade será no plenário da Câmara, por conta da atual crise econômica no País. “Será questionado os custos de criar um novo Estado mais as vantagens, inclusive para Goiás, serão maiores”. De acordo com a proposta, o estado do Entorno reuniria Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás e Vila Boa.

Em caso de resultado favorável, seria apresentado projeto de lei complementar na Câmara ou no Senado propondo a criação do Entorno conforme prevê o artigo 18 da Constituição Federal.  Célio Silveira do PSDB de Goiás justifica sua proposta. “O estado de Goiás tem dificuldades para investimentos, e o Distrito Federal tem muitas dificuldades em atender as demandas dessa região. Por isso entramos com esse projeto e estamos pedindo o apoio de todos os deputados para que o Estado do Entorno venha trazer segurança, qualidade de vida e melhoria de vida para todos os habitantes do Distrito Federal.”

O deputado goiano afirma que o novo estado geraria 50 mil empregos e maior segurança pública para uma região conhecida pelos elevados índices de criminalidade. Sobre a necessidade de investimento em equipamentos públicos estatais e os gastos para implantação, o deputado reconheceu que os custos são altos, mas ponderou que “o investimento é necessário e será compensado com o passar dos anos e com a melhoria da qualidade de vida da população”. “Tenho certeza de que o Governo Federal e do DF vão dar apoio a isso, porque melhorar o Entorno é melhorar o DF” acredita o tucano.

About the Author