Aparecida inicia projeto de Acessibilidade

Posted On 18 abr 2017

Com a proposta de tornar a cidade mais acessível e garantir os direitos das pessoas com deficiência, a Prefeitura de Aparecida por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico reuniu com órgãos e entidades da área para dar início ao Projeto de Acessibilidade da cidade.

A reunião foi realizada na tarde desta segunda-feira dia 17, e contou com a participação do prefeito Gustavo Mendanha (PMDB), juntamente com a primeira-dama e Secretária Assistência Social Mayara Mendanha, secretário de Desenvolvimento Econômico Ozair José, secretário de Ciência e Tecnologia e Inovação Cleomar Rocha, Diretor de Promoção das Pessoas com Deficiência José Fernando, Ex-secretária de Politicas Para as Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida e ex-vereadora de Goiânia Cidinha Siqueira, representantes do Banco do Brasil e empresários do ramo.

Gustavo ressalta que prioridade é começar pela acessibilidade dos espaços e prédios públicos, além de aumentar o número de vagas para servidores com deficiência nos órgãos da prefeitura. “Minha maior vontade é tornar Aparecida uma cidade inclusiva para facilitar a vida das pessoas com deficiência e promover a inclusão social.”

A ex-secretária de Políticas para as Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida ex-vereadora de Goiânia Cidinha Siqueira é cadeirante e umas das principais mentoras do projeto. Ela ressaltou a eficiência do prefeito Gustavo Mendanha em iniciar a gestão se preocupando em promover a acessibilidade no município. “Sem acessibilidade as pessoas com deficiência ficam em casa sem condições de trabalhar e sem usufruir dos direitos de ir e vir por toda a cidade. Acessibilidade gera autonomia, gera economia, emprego e renda” afirma Cidinha Siqueira.

A responsabilidade do projeto é do secretário de Desenvolvimento Econômico Ozair Jose , destacou que será um projeto de autoria conjunta. ”Precisamos da colaboração e experiência de todos, principalmente das pessoas com deficiência, para levantar suas principais dificuldades e usá-las como roteiro do projeto”.  O projeto conta com parceria do Banco do Brasil e apoio da Universidade Federal de Goiás e Instituto Federal Goiano prevê a adequação do espaço urbano às necessidades de inclusão de toda a população, visando eliminar os obstáculos existentes.  Além disso, pretende realizar a capacitação de servidores para humanizar o atendimento as pessoas com deficiência em todas as áreas.

Segundo o Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, o Brasil conta com 45,6 milhões de pessoas que declararam ter ao menos um tipo de deficiência. O número corresponde a 23,9% da população brasileira. O engenheiro civil Edson Ribeiro ressaltou que as cidades que se preocupam com a acessibilidade são mais competitivas porque permitem a todas as pessoas usufruírem de todos os espaços públicos, garantindo uma qualidade de vida melhor para toda a população.